quarta-feira, 15 de abril de 2009

E os blogueiros?



Por Leticia Born



A tribo dos blogueiros não podia deixar de ser homenageada aqui no Tribos Paulistanas! Para fazer essa metalinguagem, nada melhor do que começar falando de como surgiu esse fenômeno cada vez mais frequente de se comunicar: o blog.

Para contextualizar um pouco a explosão blográfica, segundo estatísticas da Technorati, referência da blogosfera mundial, em 1999 existiam cerca de cinquenta blogs no mundo inteiro, número que pulou para quase 70 milhões em 2007. A cada dia, estima-se que um blog é criado a cada segundo que passa. O número assusta e chama a atenção para esse novo meio de comunicação livre e disseminado.

Uma curiosidade engraçada é que existe uma maior tendência para criar blogs nos meses de verão (Dezembro, Janeiro e Fevereiro). Isso deve ser devido ao maior tempo disponível nas férias. Outro fato curioso: cerca de 37% dos blogs existentes são escritos em japonês, seguido da língua em inglesa, com 36%. As outras línguas têm porcentagens mínimas em comparação às duas primeiras.

Mas e os blogueiros?
Hoje em dia, existem blogs dos mais variados assuntos: política, cinema, música, informática, gastronomia... Enfim, tudo que se possa imaginar!
Logo, elaborar um perfil único dos blogueiros é tarefa difícil, mas uma característica comum entre eles é inegável: o fato de querer cada vez mais escrever, melhorar e modernizar o blog. Além disso, pelo blog possibilitar a criação de redes de pessoas em torno de temáticas comuns, a comunicação e possibilidade de interação com outras pessoas é outra característica que atrai os blogueiros.
Não é a toa que diversos encontros são promovidos entre eles para que possam sair do ambiente virtual e se conhecer de verdade. Como é o caso deste encontro entreblogueiros que apreciavam o produto virtual um do outro. Ou aqui em que blogueiros se encontraram com o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab em 2008.

O Campus Party que aconteceu em São Paulo entre os dias 19 e 25 de janeiro deste ano pode ilustrar essa vontade de união e iniciativa presente nos blogueiros. O evento foi um encontro mundial de tecnologia, cultura digital e entretenimento em rede, e contou com a participação de diversos internautas, inclusive blogueiros. O evento foi amplamente discutido e comentado em diversos blogs do mundo. Confira uma das coberturas do evento.
Durante o desenrolar do Campus Party, foi lançado o Blogumentário, um filme que reúne uma coletânea de depoimentos de blogueiros conhecidos, como Marcelo Tas, Rosana Herman e Pedro Dória, etc.
O documentário mistura depoimentos da história pessoal de como cada entrevistado começou a blogar com reflexões sobre as características deste tipo de meio de comunicação.
Vale a pena conferir!

Um comentário:

  1. Blogs viraram realmente um febre! e com a ajuda do professor, nos viramos blogueiros tmb :D
    legal o post
    bjos!

    ResponderExcluir