quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Tribo dos Sarados


Por Leticia Born

Quando alguém descreve uma pessoa com o uso do adjetivo sarado (a), o que imediatamente vem à sua cabeça? Definitivamente uma silhueta dotada de curvas perfeitas, proporções exatas, enfim, um corpo invejável é a imagem que se consegue visualizar. Talvez a foto abaixo, do casal paulista eleito o mais sarado em um concurso este ano, retrate a imagem que estava na sua cabeça.



Mas muitas vezes os sarados são subestimados: é comum que sejam taxados de “bombados”, ou “bolados”. Porém, existe todo um esforço para conquistar tal fisionomia invejável: alimentação adequada, disciplina com a malhação, uso de suplementos, e principalmente, pique e determinação (esses dois últimos, raros de se encontrar na maioria das pessoas).
Os sarados e saradas estão surgindo cada vez mais. Devido a uma crescente preocupação com o corpo e a saúde, a tribo dos sarados vão ganhando mais adeptos, Isso é positivo, visto que doenças decorrentes do atual modo de vida, como stress, poluição e rotina atribulada, são prejudiciais à saúde. Logo, um maior cuidado com o organismo, além de importante, é quase necessário. E é isso que as pessoas estão percebendo e literalmente “correndo” atrás do tempo perdido. (porcentagem academia, etc.) A tribo dos sarados está presente em academias, parques, trilhas, ciclovias… Tudo que valer como um exercício físico é um ponto positivo para eles. Os sarados de verdade não deixam de malhar mesmo na sexta-feira, após um cansativo dia no trabalho ou faculdade.

Porém, existem aqueles que tendem ao exagero da malhação, e acabam recorrendo ao “lado negro” do mundo dos sarados: o uso de anabolizantes está muito disseminado hoje em dia. Além disso, há os que não possuem conhecimento sobre esse assunto e acabam não se alimentando direito, o que na hora do exercício pode ocasionar desmaios ou lesões corporais. Por exemplo, foi feita uma pesquisa em Campinas, e dentre os frequentadores de academias da região, 47% relataram usar suplementos alimentares. Desses, apenas 10% procuraram orientação de nutricionistas e médicos antes de ingeri-los. Isso gera uma crescente preocupação dos nutricionistas e especialistas do assunto com o fato. É importante ressaltar que ao iniciar qualquer atividade física, é necessário o acompanhamento de um profissional, além de uma análise da dieta alimentar, que poderá ser modificada devido à nova rotina de exercícios. O ideal é exercitar-se três vezes por semana, intercalando atividade aeróbica com musculação.
Os sarados de verdade cultivam seu bem estar, ou seja, procuram saber dicas relativas ao assunto e correm atrás de meios para entender e melhorar sua qualidade de vida, seja na alimentação ou na malhação. Isso os torna mais ativos, dispostos e bem-humorados. É só conversar com aquela figura que vai todo dia na academia..certamente ele será simpatico com você! Claro que há os que exageram e acabam colocando a vaidade em primeiro lugar, o que ultrapassa a preocupação saudável com o corpo. Isso não é positivo, mas é comum de ser percebido.
Os ratos e ratas de academia são assim: preocupados e antenados com o seu corpo e sua saúde, o que os fazem ir na academia quase todo dia, além de buscarem formas alternativas de exercício físico no final de semana, como maratonas, corridas, e trilhas. Enquanto essa preocupação fica em um patamar normal, ser parte da tribo dos sarados é muito positivo, mas quando a malhação vira obsessão, o melhor a se fazer é procurar outro hobby.

Para mergulhar um pouco mais no mundo dos sarados, entre neste blog, que possui notícias sobre o assunto. Além disso, o que não falta hoje em dia são produtos que possam te informar sobre o assunto como as revistas Men’s Health, Women’s Health, Boa Forma, Saúde!, Dieta Já, Vida Natural & Equilíbrio, etc. Atualmente, existe uma infinita possibilidade de se informar sobre isso. Confira também o site do programa da Multishow, Bem Star, que é muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário