segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tribo dos Flashmobbers


   Lançados em Nova York, os flashmobs são encontros em locais públicos programados por correio eletrônico, blogs, orkut e mensagens de telefones celular. Os participantes realizam em conjunto alguma atividade ou "performance artística" para chamar a atenção – em geral, o ritual não faz sentido nenhum – antes de se dispersarem rapidamente.
    O grupo brasileiro é composto por internautas que se empolgaram com as notícias de "tumultos-relâmpago" estrangeiros e a idéia central dessa nova onda não costuma ter conotação política – os flashmobbers atendem aos chamados eletrônicos em geral em busca da quebra da rotina e de diversão.
São Paulo, só esse mês já contou com dois desses encontros, o primeiro no dia 04 de abril as 17h, em frente ao Obelisco do Parque do Ibirapuera, em que todos se reuniram munidos de travesseiros para travar uma guerra de travesseiros. E o outro foi no ultimo dia 16. O encontro foi marcado para a estação de metrô Paraíso as 19h30min, e todos deveriam viajar até a estação Vila Madalena sem calças. O evento causou grande tumulto e até a indignação de muitos passantes.



Outros Flashmobs:
Em Nova York 500 pessoas se reuniram em uma loja de brinquedos e se ajoelharam diante de um dinossauro gigante em exposição.
Em Berlim no dia 20 de junho de 2006, milhares de pessoas pularam no mesmo horário, para supostamente alterar o eixo de rotação da Terra.
Em Londres ao som de uma música vário flashmobbers iniciaram uma coreografia e, no fim, saíram falando nos seus celulares.



Alguns links para os interessados:

http://www.flashmob.com
http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/flash-mob-ate-o-nome-chama-atencao.html

Um comentário:

  1. Oi Fernanda, Tudo bem?

    Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Tribos Paulistas.

    As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

    A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

    As inscrições podem ser feitas no site:

    www.concursocnn.com.br

    Acompanhe ainda as novidades no Blog:

    http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

    e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

    por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

    Obrigada pela atenção.

    Patricia Perez

    patricia@ichimps.com.br

    ResponderExcluir