segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tribo dos Praticantes de Yoga


Ainda não se sabe muito bem a data do surgimento do Yoga, pois é certamente muito mais antigo que todos os registros que dele se conhecem. Por enquanto, o que se sabe é que surgiu na Índia, em mais ou menos 1900 a. C.. A Yoga sempre existiu, se formos vê-la como a movimentação do corpo, os primeiros Yogis não fizeram mais do que escutar e conhecer a própria natureza. No momento em que surgem condições favoráveis, o indivíduo consegue desenvolver o Yoga de maneira sistemática. No Brasil, teve início em 1947, quando trazido pelo frances Léo Costet de Mascheville, conhecido como Sêvananda Swámi. A partir daí, o crescimento foi inevitável.

Em uma cidade como São Paulo, que expõe a todos, diariamente ao estres, essa tribo não pára de aumentar. Principalemnte nos últimos anos, com a grande conscientização corporal. O Yoga prega a harmonização entre corpo e mente. São adeptos à Surya Namascar (saudação ao sol), sempre no nascer ou no pôr do sol. A reverência pode ser feita em qualquer lugar, desde que seja tranquilo. É por isso que essa tribo reúne-se sempre em viagens a lugares calmos, como praias, cachoeiras, montanhas... 0nde esquecem do mundo exterior e dedicam-se à prática corporal e à elevaçao mental, através da meditação.

O Yoga é inerente ao ser humano e esteve sempre vivo na memória da Humanidade, ele faz parte de nossa essência.

Alguns termos difundidos entre os praticantes do yoga:

Mantra: sons repetidos para acalmar a mente.

Chacras: são pontos de energia no corpo, ao todo são sete.

Namaste—“O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em você.”

On: um mantra, é o primeiro som do universo.

Gaiatri: um dos mantras mais importantes, ele harmoniza todos os Chacras.

Um comentário:

  1. , nossa , seu blog é o melhor . estou com esse tema "tribos urbanas" no projeto da feira cultural do colégio , e seu blog foi primordial , muitas informações e absorvi todas , obrigada e sucesso !

    ResponderExcluir