sexta-feira, 3 de abril de 2009

A tribo das Patricinhas

por Paula Pino

Há quem diga que elas são fúteis, metidas e que vivem em um mundo cor de rosa gastando dinheiro com roupas e acessórios, salão de beleza, mas a vida de uma patricinha não é feita apenas de shopping, moda, beleza e glamour. Ao contrário de que muitos pensam nem toda patricinha é rica, metida e sai estourando o limite do cartão de crédito por aí, elas são que nem todas as garotas, com a diferença de que se preocupam bastante com o visual e a boa aparência e isso não significa que não estudam e não tão nem aí para nada exceto para a beleza.

A vida das patricinhas foi bem retratada pelo filme “As Patricinhas de Beverly Hills”, de 1996, que mostra a vida de uma garota, muito rica, de 15 anos e suas amigas no colegial. No inicio as meninas são retratadas como alienadas, fúteis, que só passam o tempo fazendo compras e aproveitando toda a popularidade que tem na escola, até que um rapaz totalmente diferente disso aparece na vida de Cher, interpretada por Alicia Silverstone, que a faz acreditar que ela não é tudo isso que dizem e que ela é capaz de ajudar o próximo.


Outro filme que retrata também o preconceito contra essas meninas é o Legalmente Loira, de 2002, que também por causa de um homem, a garota decide mudar a sua vida e acaba saindo dos shoppings para a faculdade de Direito de Harvard , para reconquistar o amado, ao decorrer do filme, Elle, interpretara por Reese Witherspoon, acaba se envolvendo numa batalha para acabar com o preconceito de as patricinhas serem ignorantes e fúteis e acaba entrando na justiça para defender os direitos da mulher.


Em São Paulo existem muitas patricinhas, desde aquelas mais abastadas que freqüentam o eixo Iguatemi-Daslu-Oscar  Freire, até as que se vestem e com roupas da popular rua José Paulino. Para as elas o importante não é ter dinheiro, mas sim estilo e vontade de se arrumar. Para Luisa, 18, o importante é querer estar bem vestida, com o cabelo bonito e unhas feitas, sem se esquecer da maquiagem, ela que é freqüentadora assídua do Iguatemi sempre quando pode dá uma passadinha lá para ver as ultimas novidades, mas ela diz que usa de tudo “não tenho problema de usar uma roupa da C&A, por exemplo, se ela for bonita e eu gostar não tem porquê não, acho importante saber combinar as peças, as vezes tem gente que está só com roupas de marca e está brega, assim não dá!”

Mas não é só roupas de marca que essas meninas usam. Em São Paulo existem várias baladas onde encontramos um monte delas como Lotus, Pacha, Disco, Pink Elephant, Heaven entre outras, mas os preços não são nada convidativos exceto para as que tem uma conta bancária mais generosa. As entradas vão pra mais de 40 reais para mulher, fora a consumação que geralmente não é nada barata.

Aqui vão algumas gírias dessa tribo para você não fica muito por fora quando conversar com uma patricinha legitima!

Abalar: Estar linda, Arrasar.. 
Babado: Confusão. 
Chocar: Impressionar. 
Clean: Visual limpo.. 
Cute: Fofo. 
Dar um tapa: Se produzir. . 
Fazer uma noite: Sair pra noite com a intenção de arrasar. 
Fofo: Bonito. 
Hi: Oi. .. 
In: Está na moda.
Look: Visual.
Looser: Alguém fracassado.
Makeover: Remodelagem. 
Miga: Amiga. 
More: Amor ou amiga. 
Na Night: Qualquer lugar à noite. . 
Out: Está por fora.
Passado: Que está fora de moda. 
Show: Demais. 
So so: Mais ou menos. 
Totally: Totalmente. 
Unfashion: Uma pessoa brega.
Whatever: Que seja


13 comentários:

  1. oooin mto fashion!
    ameeei, adoro patricinhas, sao educadas, tem classe, simpaticas (algumas, claro), lindas e sabem se portar.
    adooooro ;*
    parabeens, descriçao mto bem feeita ;)

    ResponderExcluir
  2. Ameii essa matériia e concordo plenamente que nem todas as patricinhas num tem cérebroo(algumas nao tem mesmo) kkkkkkkkkkkkk
    Pattricinha naoo e so uma menina loira e cheia de frescuras ela tbm tem sentimentos como uma pessoa qualquer!

    ResponderExcluir
  3. eu adoro ser patty e quero saber mais sobre ser patty bjsss...

    ResponderExcluir
  4. Aline linda



    Adorei ta perfect.abalando!bye

    ResponderExcluir
  5. Nuus vcs me ajudaram mto, mta gnt me chama de patricinha, e esse blog me ajudoumto com um trabalho meeu ! Kiss

    ResponderExcluir
  6. af migas
    eu era paty e virei emo mas eca!
    ai fla serio ser paty me da uma saudade......
    nao resisti em entrar nesse site.
    acho que vou voltar pra tribo.
    pq quando eu era paty era mo zuada e agora comu emo ta sendo bem pior.
    vou sai do my word black from word pink!!!

    ResponderExcluir
  7. hi fofas gostei muito ficol cute 100% pink gliter amei show ainda mais que sou uma patricinha honey amei espero que vcs fofas continuem a sim>>.bejinhus

    ResponderExcluir
  8. cat eu tbm era como vc primeiro eu fui patty depois emo e agora voltei a ser patty


    patty's sao as melhores!!!!

    patty forever

    ResponderExcluir
  9. Hi girls!, bom , eu sou patty, sempre fui e sempre serei, na minha opnião, eu acho que as pessoas que nao gosta de patty, mudasse a opnião! pq somos pessoas normais! temos nossas frescuras e tal,mais respeitamos o estilo de todos, entao pq nao respeitar o nosso??
    beiiijos cor-de-rosa !
    amei o blog

    ResponderExcluir
  10. Amey!esse post mostrou quem são as verdadeiras pattys!!!sou uma pattys,meio riquinha.Porem sou psttys pelo que sou e naum pelo que tenho.Claro uso roupas de marca e tenho um bom carro.Porem me importo em ajudar as pessoas,além de estar sempre bem vestida e ter unhas maravilhosas.Obrigado!!
    By:Alinny Princesinha

    ResponderExcluir
  11. porra de patricinhas so mais os bedboys isso que e ferra e maneiro meu!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. porra de patricinhas so mais os beyd boys ta liga meu isso que e o bicho meu!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir