quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tribo dos Intercambistas


Por Leticia Born

Tanto na capital quanto na grande São Paulo, é cada vez mais comum os jovens fazerem intercâmbio. Mas claro que essa experiência não se restringe só aos paulistas, os brasileiros adoram uma viagem para o exterior. Não é a toa que ao pisar em qualquer outro país, seja na Europa, EUA, etc, certamente você vai se deparar com um brasileiro, sempre sorrindo, alegre e querendo aproveitar ao máximo a experiência no exterior. Para comprovar essa grande leva de intercambistas, só no ano de 2007, mais de 80 mil brasileiros fizeram intercâmbio.

Os intercambistas, no geral, têm um objetivo em comum: valorizar o currículo para uma melhor inserção no mercado de trabalho aqui no Brasil e de quebra, viver uma experiência única, que possibilita uma maior mundivivência pesssoal.

O leque de opções para a vivência no exterior é grande, e os intercambistas podem optar por: Curso de Idiomas, High School (passar seis meses ou um ano do colegial no exterior), Curso Técnico, Graduação, Extensão Universitária, Pós-Graduação, Estágio Remunerado, Trabalho Voluntário, Trabalho Remunerado, etc.

Esses dois blogs do Dr. Interâmbio dão muitas informações sobre as possibilidades que o intercâmbio oferece.

Passadas as infinitas burocracias (emissão do visto, o que levar, onde ficar, onde estudar, onde trabalhar, passagem..), ao chegar no local de destino, o intercambista normalmente passa por um período de adaptação, seja saudades dos amigos, da comida, ou da rotina. Mas normalmente, esse período de mais ou menos dois meses passa, e é aí que a vontade de não querer voltar mais para o Brasil começa. Os intercambistas passam a mergulhar na cultura local, conhecem pessoas diferentes, e simplesmente, começam a achar tudo melhor do que em sua cidade natal.

Neste blog, feito por Fábio Báscaras, que esteve dois anos na Austrália, podemos encontrar dicas, sugestões e relatos de como viver no país, feitas pelo próprio ex-intercambista.

É comum os brasileiros intercambistas, quando estão em seu novo país de moradia, se agreguem a outros brasileiros, o que pode dificultar o rápido aprendizado da língua estrangeira, mas por outro lado, facilita a convivência e a adaptação no país.

Aqui, diversas dicas e novidades relacionados ao intercâmbio podem ser encontradas.

O filme Euro Trip mostra as aventuras de um grupo de jovens que resolvem ir para oito países da Europa. Aqui neste trailer, podemos ver como é um pouco o choque cultural que acontece em um intercâmbio. O filme mostra situações engraçadas de uma viagem a um lugar com costumes e rotinas diferentes dos nossos.
http://www.youtube.com/watch?v=SeoX8MZd81E

Uma experiência de intercâmbio definitivamente abre a cabeça e é um ponto a mais na forte competição do mercado de trabalho atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário