quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tribo dos Skatistas


Por Paula Pino

O skate nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, na década de 60 pelos surfistas. Não satisfeitos em surfar apenas nas ondas inventaram uma nova espécie de prancha sobre as quais eles pudessem surfar também nas épocas de maré baixa. A principio foi batizado de sidewalk surf  e em 1965 surgiram os primeiros campeonatos da modalidade. Mas foi nas décadas de 70 e 80 que o esporte se popularizou.

Na cidade de São Paulo existem muitos adeptos do esporte, e muitos deles são vítimas de preconceitos, pois muitos acham que skate é coisa de vagabundo que não tem o que fazer. Muitos garotos feras sobre as rodinhas conseguem se dá bem e competir em campeonatos de alto nível nacional e internacional, como o X Games , por exemplo, que roda o mundo e atualmente está na Ásia.

Skatistas brasileiros se dão muito bem no assunto, como é o caso de Sandro Dias, o Mineirinho, o único na história a fazer a manobra de 900° , e Bob Burnquist. Este ultimo é o skatista mais bem sucedido e o inventor da Mega Rampa  que esteve há pouco tempo em São Paulo.

Além de mandar bem nas manobras, o skatista tem um visual próprio.  Um skatista que se preze nunca deixa de lado as suas marcas preferidas como, Vans, Hurley, QIX, Element entre outras. Pedro , 18, adora suas roupas de marca e diz que isso ajuda na hora de conquistar uma gatinha, “tem umas menininhas que vem aqui só pra ver a gente andar de skate, então é sempre bom ta mais arrumado pra causar boa impressão”  ele  é freqüentador de uma nova área destinada ao skate na zona Oeste, na esquina da rua Cardoso de Almeida com a Dr. Arnaldo, praça com bowl e duas áreas de street. Para quem não sabe bowl, significa tigela em inglês parece uma parece uma piscina com o fundo arredondado e street, como o próprio nome já diz é a modalidade de rua.

Fique por dentro do mundo do skate!

Modalidades:

Street Style

Vert

Freestyle

Longboard downhill

DownHill Stand-up

Mini-rampas

Nenhum comentário:

Postar um comentário